ROLAMENTO 15267 MAX MR LLU (15X26X7)
ROLAMENTO 15267 MAX MR LLU (15X26X7)
ROLAMENTO ENDURO MAX MR 15267 LLB (15x26x7)
Especificação: MAX
Diâmetro interno: 15mm
Diâmetro externo: 26mm
Largura: 7mm
Capacidade Estática: 550 lbs
Peso: 13 g
Peso: 6,8 g
A Enduro foi pioneira ao lançar esse tipo de rolamento MAX há 20 anos atrás para solucionar os problemas relacionados aos pivôs de balança traseira de MTB.
Esses rolamentos possuem em torno de 35 a 40% maior capacidade de peso que outros rolamentos feitos para acomodar cargas radiais.
Esse resultado foi obtido colocando mais esferas dentro do rolamento. As pistas ficaram mais profundas para melhor suportar a carga lateral associada às forças múltiplas e torções que acometem essa parte das bikes de MTB.
E, ainda, foi adotada a vedação LLU, que oferece maior proteção contra esses elementos, ao mesmo tempo em que retém 90% da graxa de alta pressão Almagard® dentro do rolamento.
A Enduro oferece também os rolamentos MAX BO, que recebem um tratamento adicional de magnetita, dando maior solidez e resistência à corrosão ao rolamento.
Fabricam ainda, os rolamentos MAX de contato angular, que podem ser encontrados nos melhores modelos de MTB do mercado.
A Enduro fornece esse rolamento para centenas de empresas e trabalha diretamente com as melhores marcas e e fabricantes de quadros da indústria.
A marca Enduro Bearings, fabricante de rolamentos para diversos segmentos, inclusive bicicletas, é um dos nomes mais fortes e tradicionais dessa indústria.
Seus rolamentos são desenhados especificamente para atender às demandas do ciclismo e podem ser encontrados nos mais diversos componentes, como roda, movimento central, pivô da suspensão, caixa de direção, balança traseira, etc.
Cada rolamento foi projetado para oferecer performance superior e valorizar cada aplicação, garantindo a eficiência e longevidade da peça.
ABEC Rating
ABEC é um padrão de tolerância dos rolamentos.
Vários testes são efetuados para se chegar à determinação desse número, como, por exemplo, o teste de tolerância circular das pistas de rolamento interna e externa, o ajuste do ângulo da canaleta, a profundidade do sulco da esfera, o acabamento da superfície das pistas, a precisão na rotação radial e axial, a quantidade e o tipo de graxa aplicada, bem como o desenho e a estrutura das vedações usadas.
Há cinco classes ABEC, partindo dos que possuem menor tolerância para maior.ABEC 1 = normalmente utilizada pela indústria que possui o menor custo e menor tolerância e precisão
ABEC 3 = classe 6 - Trata-se do padrão mínimo utilizado pela Enduro Bearings
As circunferências dos rolamentos são produzidas em função de um grau específico, que define sua tolerância geométrica (ou seja, o quão redonda essa esfera é).
Quanto menor o número, maior a precisão.
Uma esfera com grau 20, por exemplo, representa, na escala de circunferência, que ela é 20/1,000,000? (essa relação representa o ponto de contato entre a esfera e a pista). Enduro utiliza grau 10 para o ABEC 3, o que representa grande excelência.
Graxa
A Enduro utiliza diversos tipos de graxa dependendo da aplicação do rolamento.
Sua aplicação é sempre dos dois lados do componente, objetivando oferecer lubrificação máxima. Assim, nos rolamentos para roda que contêm pouca fricção e mantêm a temperatura estável da graxa, é utilizada uma graxa diferente daquela aplicada nos rolamentos do pivô do quadro, que demanda um produto mais espesso e à prova d’água.
Clearance
Folga interna do rolamento, que pode ser considerada na direção radial ou axial.
Os rolamentos são fabricados com uma folga interna entre esfera e pista.
Esse espaço interno mínimo é necessário para permitir a expansão térmica do rolamento e leves desalinhamentos entre o anel interno e externo, produzindo efeitos em fatores como vibração e ruído. Para rolamentos de esfera, o padrão é o C-3.
Existem outras classificações (C2, normal, C4, C5), todavia, oferecidas de acordo com a aplicação do rolamento, e a escolha certa desse padrão é fundamental para sua vida útil.
Tipos de Vedação
As vedações desenvolvidas pela Enduro são projetadas e testadas para atingirem o máximo em rendimento, resistência e durabilidade.
São adotados 5 tipos de vedação para os diferentes tipos de rolamentos produzidos.
Lembrando que todas as vedações Enduro são sempre 2RS, ou seja, há sempre 2 vedações de borracha em cada rolamento (2 Rubber Seals), independentemente de sua estrutura.
Vedação LLU: Há duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento.
Ocorre contato completo da vedação com atrito médio/alto, e as vedações seguem emparelhadas dentro do rolamento formando um modelo tipo labirinto. Esse modelo de vedação possui maior pressão, sendo indicada para pivôs e caixas de direção, componentes que estão geralmente em contato com sujeira, suor e poeira.
Em decorrência desse aumento da pressão de vedação, o modelo LLU retém até 90% da graxa aplicada, afastando umidade e lubrificando continuamente as esferas e pistas.
É o rolamento Enduro mais eficiente para manter água e contaminantes afastados do rolamento.
12 outros produtos na mesma categoria: